segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Um pouco sobre ISO.

- O que é ISO?
ISO é uma indicação numérica que indica a sensibilidade da pélicula do filme a luz. Quanto mais alto, mais sensivel, quanto mais baixo, menos sensivel o filme é a luz.



- Então existe ISO em câmera digital se não tem filme?

Não já que a câmera digital não tem filme, ele apenas "simula" o funcionamento do ISO no CCD (chip q pega luz na câmera digital).

O ISO tem vários graus de sensibilidade que vão desde o mais baixo (25 se não me engano), que é o menos sensivel a luz, até o mais alto (3200), que é mais sensivel a luz.

- Quando deve ser usar um ou outro ISO?

Três casos:

-------------------

ISO ALTO é muito sensível e com menos definição. São os que possuem pouca densidade nas altas luzes (zonas negras) e capacidade para formar uma longa gradação de cinzas. São os mais indicados para registrar situações que apresentam grande variedade de intensidades luminosas. Com alta velocidade, precisam de pouca luz.

Em cenas externas, com pouca luz do sol ou em dias nublados pedem, muitas vezes, um iso alto, principalmente quando se deseja uma velocidade mais rápida de disparo. Com um iso mais sensível, até mesmo algumas cenas noturnas com pouca iluminação podem ser capturadas sem a necessidade de um tripé.

Assim como as fotos noturnas, os shows e apresentações em ambientes fechados e escuros podem se beneficiar bastante com filmes de alta sensibilidade. Em relação aos pontos negativos, ainda que as emulsões estejam cada vez mais avançadas, o aumento do ISO ainda chega a influenciar a granulação das cópias.

São eles: ISO - 1.600; ISO - 3.200.

----------

ISOS MEDIOS

A contagem e a diferença entre os ISOs são feitos através de quantidade de luz, por exemplo, um ISO 800 tem 3 pontos de luz a mais do que um ISO 100, por isso tem uma alta sensibilidade, um maior alcance do flash, facilidade de congelar ações e maior profundidade de campo. ISO 200 é o melhor para fotografar em dias de céu nublado. ISO 400 é recomendado para ambientes internos ou com pouca luz, como um parque com muita sombra. ISO 400 serve também para congelar esportes. ISO 800 ideal para locais escuros, como uma festa à noite. São usados para cerimônias e eventos noturnos, para fotografias em dias escuros, em interiores ou à noite sem flash:

ISO - 200; ISO - 400; ISO - 800.

------

ISOS MENORES

ISO baixo é menos granulado, é pouco sensível e com boa definição. São os que possuem um negro denso no registro das altas luzes e pouca capacidade no registro dos detalhes (gradação de cinzas). São bastante usados na reprodução de textos, projetos gráficos, desenhos e nas fotografias em que o alto contraste é um elemento importante.

Com baixa velocidade, ISOs de sensibilidade lentas, precisam de mais luz. Indicados para fotografar-se com a luz do dia e de se extrair o máximo das cores e do cenário, portanto são adequados para quando há bastante luz, pois há um maior contraste na cena e acentua as cores. Asa 100 Use para fotos em dias mais claros e com sol. É o que deixa a imagem mais nítida.

São eles: ISO - 16; ISO - 20; ISO - 25; ISO - 32; ISO - 50; ISO - 64; ISO - 100; ISO - 125.

À noite, apesar dos ISO 100 oferecerem uma qualidade de imagem melhor, os ISOs mais rápidos, por exemplo ISO 800, oferecem a vantagem de acelerarem o recarregamento do flash.


- Tem diferença na qualidade de imagem de um iso baixo e um iso mais alto?

Sim, os ISOs altos que capturam mais rápido a luz tendem a ser bem mais granulados que os de ISO mais baixo, fotos de baixa qualidade. Então se você quer bater uma foto de uma paisagem e não quer que ela fique granulada, bata com um ISO baixo e deixe a câmera com o obturador aberto por um tempo para capturar muita luz. Em caso de esporte, não tem jeito, o jeito é colocar ISO alto para capturar toda a ação.

- Um ISO 400 em uma câmera tem a mesma qualidade de um ISO 400 de outra?

Não! Uma câmera SLR digital, câmeras mais profissionais, tem com certeza uma imagem bem menos granulada em um ISO alto que uma câmera digital compacta. Uma foto de ISO 400 de uma NIKON de 1000 dolares com certeza é menos granulada que a de uma sony cybershot de 300 dolares.

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...