sábado, 10 de dezembro de 2011

Formatos de Imagem

Os principais formatos de imagem são:

PSD: é o formato nativo do Photoshop. Ele não aplica compressão no arquivo e mantém os layers, permitindo que você não perca informações ao abrir o arquivo novamente em outra sessão de trabalho.
Este arquivo pode ser aberto em versões anteriores de Photoshop, mas para maximizar a compatibilidade com versões anteriores habilitando a opção Maximize PSD File Compatibility = Always no menu Edit > Preferences > File Handling. Isso aumenta um pouco o tamanho do arquivo, por isso se você tiver certeza de que não vai precisar abrir o arquivo em versões anteriores do Photoshop, selecione a opção Never.
BMP: é usado principalmente quando a imagem precisa ser incluída como ícone ou ilustração em um sistema que só aceite este tipo de formato.
GIF: é usado tipicamente para ilustrações e imagens com grandes extensões de cores únicas, com menos quantidade de cores, e quando ela precisa ser comprimida, por exemplo para ser colocada em um site na Web.
Para ser salva neste formato a imagem precisa estar em modo de cor indexed (apenas 256 cores). Para colocá-la neste modo e visualizar o resultado, clique em Image > Mode > Indexed Color e selecione a quantidade de cores que você quer ter na sua imagem (256 ou menos, quanto menos cor, menor seu tamanho).
JPG: é usado para salvar imagens fotográficas. Quanto maior o grau de compressão escolhido, menor o “peso” da imagem, mas maior é a perda de qualidade. O ideal é escolher um grau de compressão por volta de 9.
­TIF: é usado para salvar imagens que não podem perder qualidade, como, por exemplo, imagens que serão impressas em gráficas. É um formato mais pesado, pois aplica uma compressão bem menor.
EPS: é um formato que mantém dados de imagem e dados vetoriais, mantendo por exemplo a qualidade de uma imagem que contenha texto e que vá ser usada em um programa de editoração eletrônica. É também um dos formatos mais compatíveis (junto com o TIF) para a inclusão deste arquivo em algum projeto de editoração eletrônica.
PDF: é um formato que pode ser visualizado em todas as plataformas, mantém dados vetoriais e é compacto. Usado para segurança de informações (pode ser protegido contra edição, contra impressão, etc) e para enviar documentos através da Internet ou por email.
Documentos PDF não são gerados apenas a partir do Photoshop, podem ser gerados a partir do Illustrator, Indesign, e a maioria dos programas da Adobe, e inclusive a partir de programas do Microsoft Office e qualquer outro programa que permita imprimir seus documentos, com o uso do Adobe Acrobat 6.

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...